Encontro do Sistema Cultural do Exército Brasileiro - ESCEx

Edições anteriores da Conferência

XII Encontro do Sistema Cultural do Exército Brasileiro - XII ESCEx

Comando Militar do Sul (CMS)
Rua dos Andradas, 562 - Centro - Porto Alegre/RS - Brasil
Cep 90029-900
Porto Alegre/RS, BR

novembro 25, 2021 – novembro 29, 2021

XII Encontro do Sistema Cultural do Exército (XII ESCEx) planejado para o ano de 2021, é uma atividade periódica da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) como objetivo de atualizar e padronizar procedimentos pertinentes ao Assessores Culturais dos Comandos Militares de Área (C Mil A) e Regiões Militares (RM) quanto as novas práticas e legislações vigentes no campo cultural, assim como de estreitar a comunicação entre os mesmos.

Nos últimos anos alguns dos museus brasileiros passaram por sinistros direcionado sintrinsecamente a forma como a gestão de riscos destes Espaços Culturais estava sendo conduzida. Infelizmente, o incêndio do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, do Museu de História Natural da Universidade Federal de Minas Gerais e da Cinemateca de São Paulo, são apenas alguns dos exemplos do risco que o patrimônio nacional está exposto. Tais eventos, apesar de negativos, fomentaram com maior intensidade o debate sobre estas questões no campo museal, o Exército Brasileiro, não poderia se eximir destas discussões, de forma que o tema escolhido para este ano foi “Gestão de Riscos em Espaços Culturais”.

A palavra conservador, tradicionalmente empregada para designar o profissional dos museus, deixa evidente que a primeira tarefa que a ele se impõe é a de conservar, preservar e salvaguardar os bens que se reúnem nas coleções e acervos. Torna-se assim um gestor de riscos, a fim de prevenir e evitar perdas face a ameaças, acidentes e desastres.

O conhecimento dos riscos a que está sujeito e de suas vulnerabilidades permite que o museu planeje medidas de prevenção, de controle e resposta a situações de emergência, favorecendo o desenvolvimento de ações, o estabelecimento de prioridades e alocação de recursos que visem minimizar os efeitos negativos sobre o acervo e a edificação.

Desta forma gestão de riscos é a utilização integrada dos recursos e conhecimentos disponíveis, com o objetivo de prevenir riscos, minimizar seus efeitos e responder às situações de emergência.

Clique no link para acessar os vídeos com as apresentações: Link

Visualizar detalhes da conferência

XI Encontro do Sistema Cultural do Exército Brasileiro - XI ESCEx



julho 11, 2021 – julho 12, 2021

O XI Encontro do Sistema Cultual do Exército visa apresentar ao público interno e externo a importância da gestão qualificada do patrimônio histórico e cultural do Exército Brasileiro.

 

 

Visualizar detalhes da conferência



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .