Visão Geral

PLANO DAS CampanhaS dA DESMOBILIZAÇÃO E REVERSÃO DO contingente brasileiro NA Missão Das Nações Unidas para A Estabilização No Haiti

 

 

1. FINALIDADE

Regular a confecção do Plano das Campanhas da desmobilização e reversão do material do Exército Brasileiro (EB) empregado no Contingente Brasileiro (CONTBRAS) na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), bem como a confecção e a difusão dos produtos elaborados sob a responsabilidade do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx).

 

2. REFERÊNCIAS

a. Diretriz do Comandante do Exército 2017-2018.

b. Portaria Nº 175-EME, de 24 de abril de 2017.

c. Plano de Comunicação Social do Exército Brasileiro 2017.

d. Diretriz de integração das atividades de repatriação do CONTBRAS/EB/HAITI, do COTER.

e. Ordem do Chefe do CCOMSEx.

 

3. OBJETIVOS

a. Do Plano de Campanhas

1) Orientar a execução das atividades referentes ao Plano das Campanhas.

2) Estabelecer o cronograma básico das Campanhas.

3) Pautar os eventos e as ações segundo o Pensamento e a Intenção do Comandante do Exército, de 26 de fevereiro de 2015.

4) Informar, com exatidão e oportunidade, aos públicos interno e externo sobre a desmobilização e reversão do material do CONTBRAS/EB na MINUSTAH, em execução a partir do mês de setembro de 2017.

5) Manter informados a sociedade, os formadores de opinião e os decisores político-estratégicos sobre a desmobilização do CONTBRAS/EB na MINUSTAH, em andamento entre os meses de setembro e outubro de 2017.

 

b. Das Campanhas

1) Valorizar a profissão militar, destacando o estado de PRONTIDÃO, a DISPONIBILIDADE PERMANENTE e a OPERACIONALIDADE do CONTBRAS/EB, cooperando com o bem-estar social do povo haitiano por mais de 13 anos de missão de paz.

2) Destacar o sucesso do Brasil como país contribuinte de tropa (CONTBRAS/EB) na MINUSTAH.

3) Salientar a importância do apoio que o soldado brasileiro ofereceu ao povo do Haiti.

4) Realçar que a presença da tropa levou mais segurança ao Haiti.

5) Ressaltar a relevância dos benefícios sociais alcançados pelo país com a presença do CONTBRAS/HAITI.

6) Evidenciar que o soldado da paz brasileiro é reconhecido internacionalmente por sua capacidade e profissionalismo.

7) Enfatizar que o CONTBRAS/HAITI manteve um ambiente seguro e estável, agindo com imparcialidade e zelando pela democracia vigente no país.

8) A tropa brasileira portou-se de maneira impecável na MINUSTAH ao longo de mais de 13 anos de missão de paz.

9) Destacar o suporte dos públicos interno e externo como indutores do sucesso brasileiro na Missão de Paz no Haiti (2004-2017).

10) Distinguir a inabalável liderança de oficiais generais do EB no comando do componente militar da MINUSTAH, durante todo o período de operações (2004-2017), tendo a participação de tropas de outros 15 (quinze) países, além do efetivo brasileiro de capacetes azuis da Marinha (MB), do próprio EB e da Força Aérea (FAB).

 

4. Públicos-Alvo, Objetivo Geral e Objetivos Específicos daS CampanhaS

Conforme Anexo “B” (briefing).

5. SLOGAN

A ser definido em reunião de criação com setores do CCOMSEx, a partir do briefing (Anexo “B”).

6. CRONOGRAMA

Conforme Anexo “A”.

7. ATRIBUIÇÕES

a. Subchefia

Coordenar as atividades que envolvam a participação simultânea das diversas divisões do Centro.

 

b. Divisão de Planejamento e Gestão

1) Planejar e coordenar as Campanhas da desmobilização e reversão do CONTBRAS/EB na MINUSTAH.

2) Elaborar o briefing e o Plano de Mídia das Campanhas da desmobilização e reversão do CONTBRAS/EB na MINUSTAH.

3) Coordenar e participar da reunião de criação para a definição de slogan e da concepção criativa dos produtos das Campanhas, conforme Anexo “A”.

4) Acompanhar o processo de confecção e de aprovação dos produtos.

5) Enviar um representante, integrante do Grupo de Trabalho das presentes Campanhas, para realizar reconhecimentos e coordenar as ações prévias às Campanhas no Haiti, com despesas pagas pelo Comando de Operações Terrestres (COTER), nos meses de julho; agosto/setembro; e outubro (SFC) de 2017.

6) Disponibilizar na RESISCOMSEx os produtos das Campanhas, para divulgação pelas OM do SISCOMSEx em coordenação com a Seção de Informática.

7) Planejar e realizar videoconferências com o ODOp e os C Mil A com o intuito de passar orientações do CCOMSEx sobre eventos de Comunicação Social atinentes às Campanhas, que sejam interesse da Força, no âmbito de suas áreas de responsabilidade.

8) Sugerir ações a serem implentadas por outros órgãos do EB (ODS, ODG, ODOp, C Mil A) em todo território nacional e no Haiti (Anexo “C”).

 

c. Divisão de Produção e Divulgação

1) Designar um representante para participar de todas as reuniões de criação, de planejamento e de coordenação das Campanhas, de acordo com o Anexo “A”.

2) Confeccionar os produtos das Campanhas após a definição do slogan e da concepção criativa, a partir da reunião de criação.

3) Apresentar a produção final dos produtos, conforme o Anexo “A”.

4) Realizar os ajustes necessários, em coordenação com a Div Plj Gst.

5) Entregar as artes dos produtos gráficos para a Div Adm, a fim de providências de impressão e distribuição.

6) Entregar todos os produtos das Campanhas em mídia para a Div Plj Gst, para disponibilização na RESISCOMSEx.

7) Enviar uma equipe composta por produtor, repórter, cinegrafista e fotógrafo, integrantes do Grupo de Trabalho para das Campanhas, para realizar os reconhecimentos, a captura de imagens e matérias necessárias às Campanhas no Haiti, com despesas pagas pelo COTER, nos meses de julho; agosto/setembro; e outubro (SFC) de 2017.

8) Providenciar as atribuições da Divisão conforme o Anexo “A”.

 

d. Divisão de Relações com a Mídia

1) Providenciar as atribuições da Divisão conforme o Anexo “A”.

2) Ficar em condições de apoiar as atividades de divulgação e difusão das Campanhas.

 

e. Divisão de Relações Públicas

1) Ficar em condições de apoiar as atividades de divulgação e difusão das Campanhas.

2) Providenciar as atribuições da Divisão conforme o Anexo “A”.

3) Confeccionar uma Mensagem do Comandante do Exército, conforme o Anexo “A”.

 

f. Divisão Administrativa

1) Fazer o levantamento dos custos das Campanhas, por Naturezas de Despesas (ND), informando ao COTER (3º Subchefia) até 19 JUNHO 17 (segunda-feira).

2) Considerar as seguintes despesas:

a) Na ND 15

- Diárias para a equipe do Grupo de Trabalho das presentes Campanhas, integrada por 1 (um) TC (chefe), 1 (um) Maj (produtor), 1 (um) 1º Ten (repórter), 1 (um) 2º Ten (cinegrafista) e 1 (um) 1º Sgt (fotógrafo), conforme viagens previstas no Anexo “A”.

- Diárias para os entrevistados militares convidados, conforme Anexo “A”.

b) Na ND 33

- Passagens aéreas para a equipe do mencionado Grupo de Trabalho, conforme viagens previstas no Anexo “A”.

- Passagens aéreas (origem/Brasília/DF) para os entrevistados civis e/ou militares convidados, conforme Anexo “A”.

c) Na ND 39

- 400.000 (quatrocentos mil) Revista Recrutinha (“O Soldado do EB na MINUSTAH”).

- 30.000 (trinta mil) exemplares da Revista Verde-Oliva (edição especial), contendo até 100 (cem) páginas numeradas;

- 2.000 (duas mil) unidades de Livro de Imagens do CONTBRAS/HAITI (colorido e capa dura), contendo até 120 (cento e vinte) páginas;

- 400 (quatrocentos) banners;

- 100 (cem) faixas;

- 10.000 (dez mil) cartazes modelo nº 1 (Brasil);

- 2.000 (dois mil) cartazes modelo nº 2 (Haiti);

- 13 (treze) outdoors modelo nº 1 (Brasil);

- 1 (um) outdoor modelo nº 2 (Haiti);

- 10 (dez) backdrops;

- 200 (duzentos) Kits de Informação à Imprenssa (Press Kit), em 4 (quatro) idiomas (Português, Espanhol, Inglês e Francês), contendo até 20 (vinte) páginas;

- 1.200 (mil e duzentos) Selos Personalizados/Comemorativos aos 13 anos de Missão de Paz no Haiti (Correios), medindo 2,7cm x 3,3cm ou 3,3cm x 2,7cm; e

- 1.000 (mil) Moedas Comemorativas da Missão de Paz no Haiti: 13 anos de sucesso (2004-2017), medindo aproximadamente 5 (cinco) centímetros de diâmetro, com 3 (três) milímetros de diâmetro, colorida (até 5 cores), personalizada nas duas faces.

3) Providenciar as atribuições da Divisão conforme o Anexo “A”.

4) Ficar em condições de apoiar as atividades de divulgação e difusão das Campanhas.

 

g. Agência Verde-Oliva

1) Acompanhar o planejamento e a coordenação das Campanhas da desmobilização e reversão do CONTBRAS/EB na MINUSTAH.

2) Designar um representante para participar de todas as reuniões de criação, de planejamento e de coordenação das Campanhas, de acordo com o Anexo “A”.

3) Providenciar as atribuições da Agência conforme o Anexo “A”.

 

h. Seção de Tecnologia da Informação

1) Receber da Div Plj Gst as artes dos produtos, para disponibilização na RESISCOMSEx.

2) Manter a arte dos produtos confeccionados disponível para download na RESISCOMSEX.

 

8. PRESCRIÇÕES DIVERSAS

a. Serão realizadas reuniões de coordenação das Campanhas, na Div Plj Gst, com a participação de um oficial de cada Divisão do Centro, conforme Anexo “A”.

b. As Divisões deverão confeccionar e encaminhar à Div Plj Gst, o relatório sobre os resultados das missões sob sua responsabilidade, bem como sugestões para o aperfeiçoamento de fases futuras das Campanhas, conforme Anexo “D”.

c. Divulgar aos interessados que o Centro está em condições de receber imagens feitas por militares que tenham integrado algum Contingente Brasileiro (BRABAT e/ou BRAENGCOY), de 2004 a 2017, em quaisquer operações/atividades (patrulhamento, bloqueio de estradas, CIMIC, perfuração de poços, pavimentação de estradas etc), de paisagens do Haiti e outras julgadas pertinentes, desde que autorize a sua reprodução na mencionada obra, por meio do endereço de e-mail: contbras.eb.haiti.2004.2017@gmail.com, até o mês de setembro do corrente ano, de acordo com as seguintes orientações: arquivos em JPEG, RAW, CR2 ou NEF, podendo ser de fotos escaneadas (principalmente para os primeiros Contingentes); e nomear os arquivos com o nome do fotógrafo, o Contingente e a OM (BRABAT/BRAENGCOY). Exemplos: Sd Jair - 22 - BRABAT ou TC Ronaldo - 18 - BRAENGCOY.

 

9. ANEXOS

“A” – Cronograma (por produtos e ações)

“B” – Briefing

“C” – Sugestões de ações a demais órgãos do EB

“D” – Modelo de Relatório

 

10. APÊNDICES

“Único” ao Anexo “A” Cronograma (por data dos produtos e ações)