Ciclo de Estudos Estratégicos

Conferências disponíveis

XXIV Ciclo de Estudos Estratégicos

ECEME
Praça General Tibúrcio, 125 Praia Vermelha - Urca | Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22290-270 - Brasil
RIO DE JANEIRO, BR

julho 27, 2021 – julho 28, 2021

A Comunicação Estratégica no século XXI: novos paradigmas

O mundo atual tem se caracterizado pela rapidez com que as transformações ocorrem. Na área da comunicação, a informação circula em tempo real, os meios divulgação estão cada vez mais difusos e horizontais, e o relativo muitas vezes torna-se mais importante do que o real. Assim, diante das ameaças potenciais e concretas, a imagem de uma instituição é um ativo de grande importância que deve ser preservada e fortalecida com abordagens preventivas e reativas. A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), a partir do XXIV Ciclo de Estudos Estratégicos, propõe-se a discutir os grandes desafios de se comunicar estrategicamente.

Com tema “A Comunicação Estratégica no século XXI: novos paradigmas”, dessa vez, o evento está estruturado com uma conferência e três painéis temáticos; cada painel com duas palestras de 30 minutos, um pequeno intervalo de 15 minutos e uma fase de debates em que os participantes poderão, por intermédio de um moderador, realizar perguntas aos palestrantes.

A conferência será proferida pelo Gen Div RICHARD, Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), e será transmitida diretamente da ECEME. O primeiro painel abordará a visão da mídia, no qual os jornalistas ALEXANDRE GARCIA e WILLIAN WAACK apresentarão suas considerações. O segundo painel abordará a visão corporativa e organizacional, no qual o Sr LUIZ HERRISSON, Diretor de Comunicações da EMBRAER e a Profa. Dra. MARGARIDA MARIA K. KUNSCH, da USP, falarão dentro de suas especialidades. O último painel abordará o setor de Defesa, no qual o Contra Almirante LAMPERT, Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha abordará a visão da Marinha do Brasil, e o coronel CINELLI, Subchefe do CCOMSEx, transmitirá suas experiências colhidas durante a sua participação na Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro, como Porta-Voz do Gabinete de Intervenção.

Conforme programação divulgada, o evento será nos dias 27 e 28 de julho. Está voltado prioritariamente para os corpos discentes e docentes da ECEME e para a comunidade acadêmica; a inscrição está disponível no site da Escola na aba eventos: www.eceme.eb.mil.br, de 14 a 23 de julho. Devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19, os participantes inscritos poderão assistir o evento e interagir com os palestrantes pela Plataforma Zoom.

O Ciclo não será transmitido pelas redes sociais.

Visualizar detalhes da conferência

XXIII Ciclo de Estudos Estratégicos

Rio de Janeiro, BR

agosto 7, 2021 – agosto 8, 2021

As Estratégias Militares da Presença e da Dissuasão permeiam diversos documentos em todos os níveis de planejamento e são recorrentes, também, nos níveis de decisão na área da Defesa. As palavras presença e dissuasão constam 13 e 20 vezes, respectivamente, na Política Nacional de Defesa (PND) e na Estratégia Nacional de Defesa (END). Elas são encontradas no Cenário de Defesa, Cenário Militar de Defesa, manuais, Concepções Estratégicas do Exército e do Ministério da Defesa (MD), artigos, teses, dentre outros, e são constantemente objetos de seminários, workshops e discussões entre militares, acadêmicos e especialistas.

Visualizar detalhes da conferência



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

Escola Marechal Castello Branco
APOIO