Visão Geral

Convite Militum 2019 (SOAMAR).jpg

O MILITUM - Festival de Cinema de História Militar, criando uma janela de exibição informativa e competitiva, tem como objetivo incentivar a produção independente do cinema brasileiro, promover o acesso a obras audiovisuais inovadoras, culturais e educativas, bem como proporcionar o debate, a discussão, o aprendizado e a difusão do conhecimento sobre a história militar brasileira.​

O Festival possui inscrições abertas em caráter permanente para suas futuras edições. O Militum acontecerá sempre em setembro. Por isso, os filmes inscritos até 31 de julho serão validados para a edição do mesmo ano. As obras inscritas após 01 de agosto concorrerão na edição do ano seguinte.

​O Festival Militum foi idealizado e é dirigido pelo cineasta Daniel Mata Roque. O evento é organizado pela Pátria Filmes, em parceria com a Academia de História Militar Terrestre do Brasil - Seção Rio de Janeiro e a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira - Direção Central. O Festival conta ainda com o apoio da Sociedade Amigos da Marinha - Rio de Janeiro, do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército/Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, do Portal FEB e do CH Grupo.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

O conselheiro Franklin Américo de Menezes Dória, Barão de Loreto (1836 - 1906), nascido em 12 de julho de 1836 na Ilha dos Frades, foi advogado, poeta e político, tendo exercido diversos cargos de relevância, entre os quais o de ministro da guerra, em 1881 e 1882, quando fundou a BIBLIEx. Tendo acompanhado a família imperial para o exílio em 16 de novembro de 1889, retornou ao Brasil em 21 de agosto de 1890. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 28 de outubro de 1906.