I Seminário dos Cursos de Pós-Graduação Realizados por Militares em Estabelecimentos de Ensino Civis Nacionais

novembro 9, 2022


http://ebeventos.eb.mil.br/index.php/SPCE-EECN/index/manager/files/Banner-Pequeno-Oficial-PNG.png

 

O Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) realizará no dia 9 de novembro de 2022, no horário de 08h00 às 11h50, o I Seminário dos Cursos de Pós-Graduação realizados por militares em Estabelecimentos de Ensino Civis Nacionais. O evento ocorrerá no auditório do 6° andar do Palácio Duque de Caxias, Praça Duque de Caxias n° 25, Centro, Rio de Janeiro - RJ.

 

As inscrições estão abertas para civis e militares, com vagas limitadas, e serão encerradas até o dia 31 de outubro de 2022 (2ª feira). O DECEx reserva-se o direito de encerrar as inscrições antecipadamente, caso as vagas sejam completamente ocupadas.

 

Palestrantes:

  • Cel Int JESUS ALEXSANDRO ALVES ROSA, Mestrado Profissional em Administração.

    A Academia Militar das Agulhas Negras e o marco de ciência, tecnologia e inovação.
  • Cel Art JULIANO DE OLIVEIRA PINTO, Mestrado em Direito Constitucional.

    As pretensões reintegratórias do particular por condutas administrativas restritivas da administração pública sobre a propriedade privada.
  • Cel Art JAIRO JOSÉ MONTEIRO MORGADO, Doutorado em Ciências Biomédicas.

    Aptidão Cardiorrespiratória em militares: estado atual, desenvolvimento e relação com indicadores de saúde metabólica e controle autonômico.
  • Cel R1 DENIS DE MIRANDA, Doutorado em Ciências Sociais.

    O processo de socialização militar: um estudo com cadetes e instrutores da Academia Militar das Agulhas Negras
  • TC Int MICHEL MORAES GONÇALVES, Mestrado em Educação Física e Desportos.

    Relação entre a força de preensão manual e a força muscular, absoluta e relativa, em militares do Exército Brasileiro
  • TC Com FELIPE JORGE GRANERO, Mestrado Profissional em Avaliação.

    Avaliação das atividades escolares em EaD dos Cursos do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias: construção e validação.
  • Cap QCO ARLINDO JOSÉ DE BARROS JÚNIOR, Mestrado Profissional em Educação.

    MULTILETRAMENTOS DOS CADETES DA AMAN: como o conhecimento específico da língua inglesa dos professores reflete no conhecimento prático do ensino de Inglês.

 


João Pandiá Calógeras (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1870 — Petrópolis, 21 de abril de 1934) foi um engenheiro, geólogo e político brasileiro. Foi deputado federal por Minas Gerais, ministro da Agricultura, Comércio e Indústria (1914) e da Fazenda (1916)

Informações sobre a Conferência



João Pandiá Calógeras (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1870 — Petrópolis, 21 de abril de 1934) foi um engenheiro, geólogo e político brasileiro. Foi deputado federal por Minas Gerais, ministro da Agricultura, Comércio e Indústria (1914) e da Fazenda (1916) durante o governo de Venceslau Brás. Foi o primeiro e único civil a exercer o cargo de ministro da Guerra na história republicana brasileira, no governo de Epitácio Pessoa, de 3 de outubro de 1919 a 15 de novembro de 1922, quando foi fundador da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro. Autor do decreto 2.933, de 6 de janeiro de 1915, publicado no Diário Oficial da União em 7 de janeiro de 1915, cujo art. 7.º estabeleceu que a mina constitui propriedade distinta do solo, sendo alienável isoladamente ( art. 2º), dando início ao atual regime mineral presente na Constituição Federal do Brasil. Erudito, foi autor de extensa obra, da qual destacam-se: Formação Histórica do Brasil, publicada pela Companhia Editora do Brasil na prestigiada coleção" Brasiliana", em primeira e segunda edições e está hoje editado pelo Senado Federal, e "Política Exterior do Império", obra que se tornou raridade bibliográfica, teve reedição pelo Senado Federal. Seus restos mortais encontram-se despojados no Cemitério Municipal de Petrópolis - RJ.